SEGURANÇA PÚBLICA


Definição

A Segurança Pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.
Assim, segurança pública é um processo (ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade), que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos. Deve ser também otimizado, pois dependem de decisões rápidas, medidas saneadoras e resultados imediatos.
Sendo a ordem pública um estado de serenidade, apaziguamento e tranqüilidade pública, em consonância com as leis, os preceitos e os costumes que regulam a convivência em sociedade, a preservação deste direito do cidadão só será amplo se o conceito de segurança pública for aplicado.

[editar]Referências

1. Constituição brasileira de 1988

Gabarito da prova do Corpo de Bombeiros deve ser liberado nesta terça (15)



O gabarito preliminar da prova do concurso do Corpo de Bombeiros está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (15), às 19 horas no site do Cespe/UnB,www.cespe.unb.br e o resultado final está previsto para 04 de abril, no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e também na Internet, nos endereços eletrônicos do Cespe/UnB e do Corpo de Bombeiros (www.cb.es.gov.br).

Ten Cel diz ser contra promoção por tempo de serviço.

 Dos praças, a dele, oficial, ele é a favor!‏


9.3.11
DE: SD Almança 
Há 16 anos soldado
Recebi um email com uma carta do Ten Cel. Walace endereçada ao Deputado Josias da Vitória, criticando de forma veemente, a proposta do deputado na criação de lei de promoção por tempo de serviço (15 anos) que beneficiará de imediato mais de 1500 soldados na PM do Espírito Santo. Vale lembrar que muitos estados esta promoção é automática aos 10 ou 8 anos de serviço para cabo e 15 ou 20 anos para sargento e, em alguns casos, não precisa nem de vagas disponíveis.

Detalhes da lei apresentada pelo Dep. Josias da Vitória pode ser conferido aqui.

Você ficará estarrecido com os argumentos do Ten. Cel. Walace que passo a transcrever abaixo. Ao final comento minha opinião e espero a opinião de militares de todo o Brasil logo abaixo:


O dito email tem o título interessante de Mel para abelhas
Obs. aqui foi transcrito na íntegra, inclusive com erros. Apenas grifamos os pontos mais polêmicos:

Amigos (as) e nem tanto,

Em face da leitura de um projeto de lei que incorre em risco de ser aprovado na Casa-de-dizer-sim, me vi compelido a escrever ao Dep. Da Vitória (proponente), emitindo minha breve opinião sobre o assunto, pois "só ovelha morre em silêncio".

Um abraço a todos pela paciência em ler.

Ten Walace

*********************************************

Deputado Josias,

Louvo suas iniciativas. Elas se espraiam no vazio de idéias que permeiam a nossa Casa-de-dizer-sim, mormente no que tange a benefícios abrangentes para a PMES.

Pelo tempo em que vc por aqui lutou, sabedor de que há muito mais coisas que sua força política poderia fazer, vc subestima sua competência com projetos de lei ( a até leis já aprovadas) que não engrandecem sua história.

A sua permissão (ou omissão) na aprovação da LC 420 me entristece. Vc poderia utilizar sua competência para modificar alguns artigos ali existentes que só nos massacram e que muito lhe seria últil politicamente se vc os modificasse, pois afetam diretamente toda a tropa, principalmente os Soldados que estão ingressando. Não estou falando dos 35 anos de serviço, nem da tabela, nem do impedimento de averbação de férias. Se quiser uma amostra, poderei lhe enviar para avaliação.

E o que poderemos falar sobre a LC 467? Vc já percebeu o tiro dado no pé e agora quer criar um novo dispositivo para incentivar os Soldados a não se preocuparem em estudar, se aperfeiçoar e, assim, se manterem incompetentes em um debate com algum meliante de colarinho que tenham de prender.

Isso é muito ruim. Vc não pode compactuar com a preguiça, com o desinteresse pela cultura, pelo aperfeiçoamento, pelo labor em busca do afastamento das rédeas que nos dominam desde o puxadinho que a Força Pública ocupava no porão do Anchieta, em 1835.

Premiar a ignorância e o comodismo pode lhe ser interessante politicamente, mas não é interessante para a Corporação, pois ela só perde com isto. Perde em qualidade, perde em credibilidade, perde em respeito.

Até entendo o seu viés político da proposta. A PM já foi o seu fim, sua fonte de sustento. Hoje, ela é o seu meio, instrumento através do qual vc se consolida como parlamentar. Também entendo que vc deve ter trabalhado com policiais tão medíocres (de Sd a Cel), que, pela experiência, qualidade e credibilidade não são virtudes que muito lhe interessam para a PMES.

Respeito sua postura, da mesma forma que respeito todos aqueles que depositaram um voto de confiança na sua ação parlamentar. Contudo, a PMES é maior que o interesse de alguns militares que, nos momentos de folga, preferiram trocar os bancos escolares pela cerveja, pelo buteco, pelo churrasco, pelo "ishkema", certos de que a desídia e o descompromisso consigo mesmo, com seu futuro, seria premiado em algum momento, por leis oportunistas, independentemente das suas qualidades e habilidades.

E não falo isso sem conhecimento profundo de causa, pois fui soldado com muito orgulho de uma turma de 110 alunos, sem pai para me dar estudo de qualidade ou sustento sem produzir alguma coisa. Só que, ao terminar o CFSd, não me empolguei com um .38, com um Rayban e com a ilusão de autoridade que invade a cabeça de um adolescente quando ingressa na Corporação.

Tratei de Estudar, pois ainda que na época não houvesse esta premiação pela preguiça, e exatamente por isto, desde o início percebi que só quem se qualificasse poderia se habilitar a ser um graduado ou um Oficial.

Certo estou de que, se por aquela época já houvessem estas leis que premiam e louvam a desídia, a preguiça e o relaxo cultural, bem me seria possível que eu me desleixasse e me entregasse à esbornia, com a garantia de que, em algum momento, as lagartinhas cairiam do céu, digo, da mão de algum santo integrante da Casa-de-dizer-sim, e eu não precisaria me esforçar para distinguir se assembleia se escreve com um "S", com dois ou com "Ç".

O projeto atual, da mesma forma que foi a LC 467 é mais um desserviço à PM. Enquanto outras corporações lutam para que todos os seus membros tenham ou já ingressem com um curso superior, exatamente para podermos pleitear junto ao governo melhores salários e condições de trabalho, estes dispositivos legais nos colocam na margem do processo evolutivo-cultural da sociedade.

Melhor seria que vc propusesse um dispositivo legal que voltasse a ter o CFS e o CFC, devendo serem feitos anualmente, não extinguindo o CHC ou CHS, mas reservando um percentual de até 20% do efetivo previsto para ambas as graduações, ficando o restante para aqueles que não se entregassem à esbornia e à certeza de que a moleza será premiada.

Vc poderia estar, com isto, dignificando ainda mais sua função, agora em nível institucional, pois saberia que daqueles Sargentos e Cabos que vc encontrasse pelas ruas, um número pequeno haveria "ganhado" as divisas. E não venha me dizer que aquilo que fazem no CFA os qualifica para coisa nenhuma, que isso não cola, pois para ser da forma que é, preferível seria que recebesem as divisas nos Batalhões e recebessem os salários de acordo com as novas graduações.

Muito me preocupa como serão os Sargentos de amanhã. A última turma que realmente fez um Curso de Sargentos foi em 1995, e, ainda assim, com um curso de formação, temos uma meia resma por aí que não deveria ser nem Soldado, pois só se garantem pelo Salário que recebem e vivem disseminando a discórdia e a desunião dentro da própria graduação e da Corporação.

E elo de ligação entre o Comando e a Tropa já deixou de ser o Sargento há muito tempo.
E o escrivão de IPM? e o encarregado de Sindicância, quem será? e o chefe de Guarnição? Muitos, saem do CFA ostentando divisas de Cabos e Sargentos apenas pelo salário. Ao voltarem para suas Unidades continuam com o mesmo comportamento anterior, onde o subordinado tomava as decisões e decidia o roteiro do preventivo. 
Dep. Josias, se vc quer realmente fortalecer a Corporação que outrora lhe recebeu e da qual até hoje vc se beneficia, alimente-a com sementes de esperança. Não lhe dê mesas fartas de guloseimas de fácil digestão e que lhe cause fome em curto prazo.

Utilizar-se dela para seus objetivos eleitorais, é aceitável, é o seu papel. Mas não se esqueça que a perpetuação dela só será possóvel com a melhoria da qualidade de seus membros, com a exigência de qualificação dos seus integrantes, com a criação de leis que a deem credibilidade perante a sua clientela externa, pois é em função desta que a PM existe.

Criar leis que apenas transformem todos os Soldados em Cabos não os qualifica, não os dignifica. Isto só aumenta o salário e só aumento de salário não os torna mais dignos, mais compromissados com o serviço ou mais preocupados com os rumos da corporação, pois se assim o fosse, os membros do Poder Judiciário e do Legislativo seriam as pessoas mais preocupadas com o funcionamento da sociedade que qualquer outra. E a coisa não é assim!

Caso vc keira alguma idéia de modificação de normas que regem a PM e que lhe poderia ser interessante analisar e apresentar em plenário, estou ao seu dispor.

Mas, premiar o preguiçoso, o desinteressado...não!

Um fraternal abraço.

Ten Cel Walace
walace.brandao@hotmail.com

Fala Almança: Confesso que há muito tempo não lia um texto tão sem propósito, torto, preconceituoso, pretensioso e principalmente desrespeitoso com a PM, com os praças que dela fazem parte e com o Deputado Josias Da Vitória. Penso que esta opinião será de muitos pelo país afora. Por isso peço que todos comentem logo abaixo na caixa de comentários.

O autor já no início, desrespeita o Deputado Josias da Vitória. Se o autor fosse escrever a qualquer outro deputado estadual, usaria o mínimo V.Sa. ou Senhor. Mas como o Deputado é Cabo PM, o autor ignora o fato do mesmo ser Deputado Estadual, o que lhe renderia ou devia render o mínimo de respeito ao ser tratado em uma correspondência, mesmo um simples e-mail.

Em seguida o Ten. Cel. diz que a lei será um incentivo aos "Soldados a não se preocuparem em estudar, se aperfeiçoar e, assim, se manterem incompetentes em um debate com algum meliante de colarinho que tenham de prender." Não sei em qual PM o Cel. se encontra, mas grande parte dos praças hoje, possuem nível superior, muitos estão cursando e aqueles que não possuem não devem se envergonhar, pois fizeram um concurso público que não era exigido este grau, fizeram o curso de soldado e estão trabalhando.

Todos os soldados da PM do Espírito Santo foram jogados em uma vala comum, taxados como incompetentes. Se há algum erro nesta história é culpa do Governo do Estado que não exige o nível superior, pois quer continuar pagando aos seus policiais, salários de nível médio e em alguns estados, de nível fundamental.

Será que reconhecer 15 anos de serviços prestados a comunidade, com alto risco de vida é "Premiar a ignorância e o comodismo! ? E o que dizer das promoções do oficial, seis ao todo ao longo de sua carreira? Será que estas promoções são para premiar a ignorância e o comodismo, já que elas advêem com o tempo sem que o militar precise passar por outro concurso interno? Isso soa a hipocrisia. E como disse o pensador francês Luc de Calapiers, "a hipocrisia é uma impostura refletida".

"Tratei de estudar." O estudo pode torná-lo uma pessoa melhor, mais preparada profissionalmente, mas não o torna melhor que as outras pessoas na essência do ser humano. E hoje isto é tão comum, que torna sem sentido alguém evocar o fato, como se isso fosse diferenciar dos demais.

Nenhum soldado na PM pensou em se apoiar em "leis que premiam e louvam a desídia, a preguiça e o relaxo cultural", ou se tenham se entregado "a esbornia, com a garantia de que, em algum momento, as lagartinhas cairiam do céu" de caso pensado, ou que "preferiram trocar os bancos escolares pela cerveja, pelo buteco, pelo churrasco, pelo "ishkema". " Baixos salários e em alguns anos atrasados, vida sedentária, profissão altamente estressante, problemas de saúde, problemas familiares, as vezes fazem que pessoas tomem caminhos diferentes, façam escolhas diferentes. São problemas mais sérios que não merecem uma análise tão superficial e amadora do tema. Deveria ser sim objeto de preocupação da Instituição e principalmente com o objetivo de saná-las ou minimizá-las e não de críticas.

"... se vc quer realmente fortalecer a Corporação que outrora lhe recebeu e da qual até hoje vc se beneficia, alimente-a com sementes de esperança."

Pergunto, com todo respeito, o que o senhor tem feito para a tropa, quais "sementes de esperanança" que tem plantado? O que fez até hoje para tirar nossa tropa da escuridão e da ignorância que julga ela estar? O que o senhor tem feito pela melhoria da nossa categoria, o que tem feito pela PEC 300?

Hoje, no ES, bombeiros possuem descontos em várias faculdades do Estado e o PM não, por quê? Será porque lá existem oficiais que estão plantando "sementes de esperança"
e na PM não? 
Lamento profundamente que ainda tem pessoas com pensamento desse nível, que olham somente para o próprio umbigo, esquecendo de pessoas ao seu redor, esquecendo de seus subordinados. “ao nosso grupo todas benesses, ao subordinados os restos”. Este é o pensamento que queremos que continue a vigorar na Polícia Militar? Até quando vamos conviver com isso? Por que duas polícias? Por que não podemos caminhar juntos, lutar juntos por aquilo que acreditamos?

A gerência tão falada em nossos regulamentos está em suas mãos, pratique-a. Erre, acerte, mas tente. Saiam dos gabinetes, ouçam sua tropa, façam parte dela, pratiquem a humildade, façam do menor DPM ao Quartel do Comando Geral um lugar agradável para se trabalhar, com respeito, dignidade, honestidade. Reconhecimento.

Não somos um bando de ignorantes, um bando de corruptos, não somos desleixados, comodistas ou preguiçosos. Somos trabalhadores da segurança, todos concursados e como tal merecemos o mínimo de respeito.

SD Almança 
Há 16 anos soldado

***

Abaixo email do SD Siqueira

Boa noite cel Walace, sou soldado da Polícia Militar a quase 17 anos, até achei muito proveitosa a carta do senhor, concordo que alguns companheiros são realmente desleixados, preguiçosos, acham que são espertos demais. Pois bem eu vim de uma cidade da baixada fluminense chamada Nova Iguaçú, vim novo para esse maravilhoso estado, morar com minha mãe quando da separação de meus genitores, ingressei na Polícia Militar com 19 anos de idade, e como o senhor bem disse em sua carta o último curso de sargentos foi em 1995, eu tinha acabado de me formar soldado e não consegui fazer este concurso, depoius disso nunca mais tive a oportunidade de fazer qualquer outro concurso para me graduar, a não ser o super concorrido CFO, que na verdade só os filhos de quem pode pagar bons cursinhos em vitória logram êxito, e infelizmente eu sempre fui arrimo de minha saudosa mãe e não tive esse privilégio. Preguiçoso o senhor pode ter certeza que não sou, sempre fui um bom policial, para ter idéia estou no excepcional e nunca fui nem advertido disciplinarmente, no momento me encontro cursando o sexto periodo do curso de direito que consigo pagar com muito sacrifício. Quanto eu aindea ser soldado depois de tanto tempo, tenho que informar ao senhor que no primeiro concurso da nova lei de promoções fui aprovado entre os primeiros colocados, mas infelizmente após muitos anos de serviços em radio patrulhas fui me tornado um camarada sedentário e com isso me tornando acima do peso, tenho ciência que também tenho minha parcela de culpa nisso, mas vamos voltar ao concurso, fui provado e fiquei reprovado no TAF, pois não conseguir fazer as barras que precisava, mesmo tendo ficado com média de 6,5 no TAF, pois zerei as barras.e ainda depois desse ano fiquei sub judice e sem ter como ser promovido. Então coronel, imagino que não se deve generalizar pois sou um camarada lutador, estudioso e bom profissional, só que infelizmente o destino foi me afastando da minha promoção, entendo que esta lei do Da Vitória daria a nós antigos soldados um pouco de motivação para continuarmos cumprindo nossa tão nobre missão. Espero ser promovido muito em brve para poder continuar minha função em prol da sociedade capixaba cada vez mais motivado e consequentemente enaltecendo o nome da nossa briosa Polícia Militar.

Um grande abraço.

CLAYTON SIQUEIRA DO NASCIMENTO
SD PM RG 16665-4
47 comentários:
ELISMARIO-PMPI disse...
NÓS POLICIAIS MILITARES DO BRASIL,ESTAMOS A MUITO TEMPO LUTANDO POR DIGNIDADE SALARIAL,LEÍ DE PROMOÇÃO DIGNA PARA OS PRAÇAS,CONDIÇÕES DE TRABALHO.E PASMEM IRMÃOS.AINDA VEM ESSE SENHOR SE MANIFESTAR CONTRA PROMOÇÕES DE PRAÇAS.POR FAVOR,EU LHE PEÇO SE O SENHOR NÃO QUER AJUDAR OS PRAÇAS.POÍS FIQUE NA SUA.
Anônimo disse...
Não preciso falar mais nada Almança, você já falou tudo. Esse coronel é mais um de gabinete, não conhece a realidade das ruas e dos seus subordinados.
Anônimo disse...
É com muita tristeza que leio absurdos como esse feito por esse ten cel, nao o conheço mas acho que o mesmo deveria estar junto a tropa incentivando-a e nao tecendo comentários absurdos como esse, no mínimo tal oficial deve estar como sempre atras de um gabinete..
Acho que o Almança inteligentemente ja disse tudo..
Fica registrado minha indignação para com esse ten cel, deveria haver mais humildade em sua pessoa.
sd PMES disse...
almança.. posta o email deste cel pra gente
Flaubert Rocha disse...
A Legislação castrense deve ser para a Corporação e não para grupos, se observarmos existe seis graduações de praças e seis postos de Oficiais a serem galgados durante a vida do profissional, não contaremos aqui os alunos e nem estagiários (aspirantes) os dois prestam concurso público para entrar na corporação sendo que um inicia a carreira como 2º tenente e o outro como soldado, o primeiro não é mais submetido a avaliações durante toda a carreira só esperar os cursos que irá ser convocado por antiguidade, o outro tem que prestar ainda duas avaliações uma para cabo e outra para sargento para poder crescer dentro da Corporação.
Já imaginaram se fosse adotado o critério de concurso interno para matricula no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, ia ter capitão que se aposentava neste posto, sendo uma grande vantagem já que teria duas promoções.
Sinceramente não gostei da proposta do Deputado, mais parabenizo a sua iniciativa, o soldado deve ser promovido é com 5 anos de efetivo e com 4 anos de cabo deve ser promovido a 3º sargento e assim ter continuidade na carreira.
E que os nobres companheiros fique de olho porque não basta modificar lei de promoção, ela deve ser casada com a fixação de efetivo, senão, não haverá vaga para promoção, exemplo: no quadro de combatentes tem 5000 vagas para soldados e apenas 700 vagas para cabos. Isso é condenar o soldado a se aposentar na mesma graduação.
Aqui no Corpo de Bombeiros do Piauí, a nossa associação conseguiu implementar a nossa carreira casando as legislações, os nossos soldados mais antigos são de 2008 e não temos atualmente cabos, pois todos foram promovidos a sargentos.
Há detalhe nenhuma praça é promovida por ato de Comandante só o Governador promove e por decreto.
Flaubert Rocha – ST BM
Anônimo disse...
vergonha...
pmsp
seu zé disse...
FOI BOM VOCÊ JÁ HAVER DITO TUDO ALMANÇA, ASSIM POUPO MEUS NEURÔNIOS EM TECER COMENTÁRIOS A RESPEITO DE TÃO VIL CRIATURA. A SUA EXCELÊNCIA SR DEPUTADO JOSIAS DA VITÓRIA, MEUS PARABÉNS POR SUA INICIATIVA. AO IGNORANTE TEN CEL NADA TENHO A DIZER, QUANDO ELE FOR PORTADOR DE UM MÍNIMO DE EDUCAÇÃO TALVEZ ESTEJA A ALTURA DE RECEBER RÉPLICA PARA SEUS IGNÓBEIS ESCRITOS. QUANTO A SEU CMT GERAL, JÁ PASSOU DA HORA DE TOMAR ATITUDE DE COMANDANTE E APLICAR-LHE UMA PUNIÇÃO EXEMPLAR POR DIRIGIR-SE A AUTORIDADES LEGALMENTE CONSTITUIDAS DE MODO DESRESPEITOSO.
Anônimo disse...
SD BM PA

almança você tem razão quanto a falta de respeito do senhor TEN CEL para com o Deputado.Tenho quase que certeza que o TEN CEL não usou a forma de tratamento correta devido o deputado estadual ser CB PM.certamente ele pensou que estaria se rebaixando para o CB PM.Almança parabens pelo seu texto você mostrou para o senhor TEN CEL que não se deve jogar todos na VALA COMUM
Anônimo disse...
Caros colegas de ES estou abismado e triste com o descaso que este oficial de maneira infeliz,ignorante,precoceituoso e acima de tudo desreipeitoso enviou ao nobre Deputado um imail de tanto mal gosto.Sou SD da PMMA aqui as coisas estão melhores em relação a promoçoes de praças por tempo de serviço,estou na PM a 9 anos e pelo andar da carruagem com 10 anos serei promovido,acabei de me formar em bacharelado em Serviço Social,espero aplicar o que aprendir na faculdade na instituição que nunca me impediu de estudar e até facilitava que e a PMMA e pra quem precisar.Trabalho no 4BPM em Balsas,temos varios colegas formados e outros tantos na faculdade temos uma boa relação com os oficias que estão e que ja partiram pra outros locais não posso confirmar que eles não pensem como o Ten Cel Walace mais uma coisa tenho certeza não fariam um cometário tal pequeno que só lhes trariam inimizades e acredito que só com respeito e que se ganhar respeito. "Certa vez um oficial me falou uma frase que nunca esquecir e queria que todos policias se indetificasse com ela que é Trate seu subordinado como amigo e respeito que ele te seguirar até a morte." Que Deus sempre esteja conosco.
SD PMES NEPPI disse...
SD PM NEPPI
RG 21233/8
há muito que se evidencia que a instituição POLICIA MILITAR e sua organização estrutural não atende a finalidade a ela imposta pela CARTA MAIOR.

Há que se conceber que não se pode dar a outrem aquilo que não se tem. Esta máxima é antiga. Aqui remeto à Biblia Sagrada: "Aquilo que recebemos, isto vos damos".

Pois bem!
Analise: A POLICIA MILITAR é ""SECTÁRIA"" por natureza. Polarizada. Oficiais e Praças. Estrutura herdada do EB. Quanta hipocrisia. A PM que é uma entidade assistencialista em 99,99% dos chamados que atende tem sua estrutura orgânica baseada numa organização militar, o EB.
COMO QUEM PRESTA SERVIÇOS DE CUNHO CIVIL PODE ESTAR SOB ÉGIDE MILITAR? Como disse no início: Nós damos aquilo que recebemos.
Não posso conceber que dentro da entidade que a CF concedeu o dever de zelar por igualdade haja tamanha desigualdade.
Vamos começar a melhorar o serviço que prestamos à sociedade quando começarmos a melhorar como instituição. Enquanto formos duas policias não passaremos a linha da mediocridade serviçal.
Defendo firmente o fim imediato da dicotomia OFICIAL x PRAÇA. A carreira deve ser uma apenas. A forma de ingresso deve ser única, pela base. Que aqueles que comandem a tropa tenha ingressado na base. Aqueles que estão na base tenham a oportunidade de aspirar ao comando.
Hoje a carreira de oficial é conquistada após "03 anos" de CFO. Um pracinha na PMES tem de ter no mínimo "20 anos" de efetivo serviço para almejar ser Subtenente. Será "03 anos" de teoria para o oficialato e 20 anos de prática para o praça são sentenças equivalentes e igualitárias?

Vamos arrumar a nossa casa primeiro para depois arrumar a dos outros.

SD PMES NEPPI
RG 21233/8
amparado pelo dispositivo contitucional da livre expressão do pensamento vedado o anonimato.
Anônimo disse...
temos é que lutar por promoções mais justas aos praças. Os aspirantes entram na policia hoje daqui a 10 anos já é no minimo capitão e o soldado passados os mesmos 10 anos ainda continua soldado, é impressionante!!!!
e ainda tem oficial se incomodando com uma lei dessas que ainda não vem trazer beneficio é só inganação para os praças como sempre.
vamos abrir os olhos, já chega de sofrimento desta classe que é a que mais trabalha na policia, a que esta na frente de batalhas todos os dias. nos praças somos a maioria na PM, temos que ter a conciencia de nossa força.
Anônimo disse...
CUIABA/MT http://acspmbm.2xik.com ou ORKUT: acspmbm@hotmail.com *NÓS QUERIAMOS COPIA DESTA LEI. ESTADUAL *nosso sistema aqui é do tempo da ONÇA* + CORONÉL SÓ PENSA NELES TAMBEM *coronél fechado no posto com 33 ANOS idade*
Anônimo disse...
Tem cara que acha que tem três cunhão,dependendo o Estado que um bosta desse vacila e vaza uma merda dessa já viu...
RDPM disse...
A POLICIA RODOVIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, UMA INSTITUIÇÃO PARAMILITAR, POSSUIA UM REGULAMENTO DE PROMOÇÕES MUITO BOM. O INGRESSO ERA ÚNICO. TODOS COMEÇAVAM COMO GUARDAS. AS PROMOÇÕES SE SUCEDIAM A CADA QUATRO ANOS. 

NA POLICIA MILITAR DO PARA , POR LEI NASCIDA DA INDICAÇÃO DO DEPUTADO MAJOR MEDICO MARCIO MIRANDA , SOLDADOS COM DEZ ANOS É PROMOVIDO A CABO E CABO COM QUINZE ANOS É PROMOVIDO A SARGENTO, AUTOMATICAMENTE. PRIMEIRO SE PROMOVE, DEPOIS FAZ-SE O CURSO DE ADAPTAÇÃO A NOVA GRADUAÇÃO. 
A LEI DO PARA É MELHOR QUE Á PROPOSTA PELO DEPUTADO DA VITORIA, SEM CONTUDO TIRARO MÉRITO DESTE DEPUTADO, QUE CORRIGE UMA DISTORÇÃO HISTORICA, JÁ QUE NO ES HÁ SOLDADOS COM TRINTA ANOS DE SERVIÇOS. 

PORTANTO NEM TODOS OS OFICIAIS PENSAM DA FORMA DO TEN CEL WALLACE DO ESPIRITO SANTO. 
O PROXIMO PASSO A SER BUSCADO É REDUZIR ESTE TEMO PARA CINCO ANOS EM CADA GRAD OU POSTO. 
RDPM
SD PMMT disse...
Esse Coronel é analfabeto, texto cheio de erros, se complicou todo. ANALFABETO VAI ESTUDAR REDAÇÃO!!!!!!!
Anônimo disse...
Presidente Dilma Roussef, determine ao Ministério da Educação, Cultura e Desporto que reative imediatamente uma unidade do antigo MOBRAL no Espírito Santo e que seu primeiro matriculado seja o T CEL Walace.
Anônimo disse...
esse cara esta e com ciume do cabo que elegeu deputado.vai desputar tambem quem satbe sua mulher vota em voce . vai caçar o que fazer ta sobrando tempo né
Anônimo disse...
sou sd da policia do maj walace . fico indignado pois a aluno oficial depois do curso é promovido a aspirante e depois a promoçao é automática porque eles ´podem e nos nao , hj vi um major assumindo serviço ele mais moderno e é major eu eu continuo soldado porque será. tenho 19 anos de bons serviços prestados acho que a promoçao seria mais que justo.parabens ao dep aqui do es que fez a solicitaçao al governador para promover os praças.devido a esses disparates é que so cumpro escala eu quero ver td virar uma baderna o resto o major walace resolve eu to fora enquanto isso a populaçao padece.
WENDERSON disse...
Muito bom dia aos amigos que acompanham este site.
Gostaria de dizer aos caros colegas que não se identificam que quando alguem expõe sua opinião em um instrumento que é aberto ao julgo do outro é justamente por que ela que ouvir a opinião dos que estão envolvido diretamente no assunto, sendo assim eu Sd Pm Wenderson 16920-3, 5ªCIA do 7º BPM venho compartilhar de minha opinião com os caros colegas e tentar confrontar as ideias para qualquer um que tiver interesse analisar e tirar suas conclusões.

Sou sd há 17 anos nesta instituição PMES arriscando a vida da minha familia e minha vida em prol da sociedade da qual faço parte como funcionario publico que sou e como cidadão pois pago meus impostos tambem.
há pouco tempo a PMES foi alvo da midia tanto local como nacional do episodio envolvendo o Sr Cel Julio Cesa e diga se de passagem um Exelente GESTOR que tivemos na PMES, pois só para se ter noção ficamos 6 anos sem fardamento e em sua gestão recebemos 2 kit completo e ainda estamos colhendo o fruto de sua gestão, mas vamos se ater na realidade o Sr Ten Cel Wallace acredito eu que foi muito infeliz em sua opinião, mas respeito muito a sua opinião no entanto é salutar esclarecer que hoje para se ter uma melhoria salarial somente com a promoção hierarquica, e dentro desta mesma instituição que servimos a PMES que é uma instituição Centenaria e tem como pilar a hierarquia e a diciplina, e para entrar em seus quadros depende de um rigoroso concurso publico, existe uma diferença funcional que implica numa diferença salarial aproximadamente de 13,000,00 maxima e 1,850,00 minima então senhores se eu tivesse a oportunidade de me aposentar com o meu salario se SD que sou defendendo minha sociedade dioturnamente na escala de 24 x 48 eu vos digo me aposento por que não aguento mais ser a os degraus da escada e quando há possibilidade de ser o degrau acima me deparo com a opinião do Senhor Ten Cel Wallace tanto que em seu email o mesmo demostra que esteve na posição de Soldado galgando o Oficialato Meus parabens, mas a opinião é sujeita ao julgo da pessoas e respeito mas não concordo com sua opinião
Anônimo disse...
CB PMES DESABAFA:
NO ANO DE 2009 FUI APROVADO NO CHC,CHEGANDO NO CENTRO DE FORMAÇÃO ENCONTREI COMO COMANDANTE DA UNIDADE O SR TEN CEL CARMINATI,PASME OS SENHORES;OS MILITARES QUE ESTAVAM NO CHC POR ANTIGUIDADE,VARIOS DELES ENSINARAM O ASPIRANTE A OFICIAL CARMINATI NOS SEUS PRIMEIROS SERVIÇOS DE RUA.LÁ SE FORAM MAIS DE 20 ANOS,UM OFICIAL GENIO CHEGA A TEN CEL E O PRACINHA A CABO.E NÃO ME VENHA DIZER QUE É MERECIDO,POIS VARIOS DOS ALUNOS CHC JÁ POSSUIAM ATÉ MESTRADO.CEL WALACE,NÃO SEI QUEM E O SENHOR;O QUE TEM FEITO PARA MELHORAR A INSTITUIÇÃO POLICIAL;SE TEM ALGO QUE VEM A CONTRIBUIR COM A LEI DE PROMOÇÃO ATUAL;SAIA DO ANONIMATO E PROCURE O SSSSRRRR CCCCBBBB E DEPUTADO DA VITORIA E APRESENTE SUA SUGESTÃO,CRITICAR E FACIL.O QUE O SR FEZ NOS NOS QUASE 10 ANOS QUE SE PASSARAM SEM PROMOÇÃO DOS PRAÇAS, NO GOVERNO DE VICTOR BUAIZ E JOSE IGNACIO?O SR FICOU SEM PROMOÇÃO TAMBEM?CEL WALACE,SAIA DO AR CONDICIONADO,DEIXA DE LADO O ORGULHO E CONTRIBUA MAIS COM ESTA INSTITUIÇÃO CENTENARIA.
Anônimo disse...
ALMANÇA, INFELIZMENTE VOÇE JÁ DISSE TUDO E NÃO DEIXOU NADA PARA NÓS COMENTARMOS ESSA TÃO RIDÍCULA CARTA DESSE TEN CEL. EU GOSTARIA SOMENTE DE DESAFIAR ESSE CORONEL, PEDINDO PARA QUE ELE NOS MOSTRE UMA PROPOSTA MELHOR DO QUE A DO DEPUTADO, JÁ QUE ELE É TÃO INTELIGENTE, E QUE ATÉ AGORA NADA FEZ PELA CORPORAÇÃO, SENDO QUE FOI OBRIGADO UM CABO LUTAR E CHEGAR A DEPUTADO, PARA PODER DAR UM POUCO DE DIGNIDADE E ESPERANÇA PARA ESSA TÃO SOFRIDA CLASSE, E O SENHOR CORONEL AINDA SE REFERE AOS PRAÇAS COMO PREGUIÇOSOS E RELAXADOS, ISSO QUE É UMA VERDADEIRA AFRONTA AO SABER.
Anônimo disse...
É, VOU ENTRAR NESSA TURMA AGORA QUE IRÁ COMEÇAR (PMES), MAS FICO PENSANDO SE VALE A PENA INVESTIR EM MIM NA SEGURANÇA PÚBLICA. VEJO DESUNIÃO, UM QUERENDO SER MELHOR QUE O OUTRO, CADA UM PENSA SÓ EM SI MESMO, OUTRO POR QUE OCUPA UM CARGO MELHOR PODE PISAR NAS PESSOAS, ETC. SOU PÓS-GRADUADO (LONGE DE QUERER ME ENGRANDECER), MAS DESANIMO ANTES DE COMEÇAR... AS VEZES PENSO SE SERIA MELHOR INVESTIR NA ÁREA DE PETRÓLEO, POIS NÃO TER UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO NÃO É LEGAL... ENCARAR A VIDA NA RUA JÁ É DIFÍCIL PRO POLICIAL, IMAGINA TER QUE AGUENTAR DENTRO DO BATALHÃO TAMBÉM... FORÇA E FÉ EM DEUS QUE VAI MELHORAR!
Anônimo disse...
anonimo:
gostaria de saber do CEL WALACE quantas escalas de carnaval ele cumpriu neste ano, ou viajou com a familia como fez o pessoal da sua turma?o sr calado e um poeta.Alguns oficiais acham que SER APROVADO num vestibular concorrido e tres anos de academia os torna super homem,mais inteligente,capaz,engano. Na rua a bandidagem não conhece estrela,divisa e outras condecorações. O sr tem ao seu lado um grande exemplo,chama-se CORONEL ANSELMO CMT GERAL DA PMES,siga o exemplo dele e não desses que se acham a ultima bolacha do pacote.
Anônimo disse...
Covarde e insano, é para isso que serve a academia de policia? O cara fica lá 4 anos e sai assim... Não sabe ele que o eixo que move essa PM é os praças e os oficiais movem as pontas das canetas. Não sabem de nada e ficam ainda querendo humilhar os PPMM praças que mais não reconhecidos pela sociedade, agora por esses “estrelados do inferno" SD PM RJ - Formado em Administração e concluinte Pós-Graduado em economia.
Anônimo disse...
tem e que matar um pouco desses oficiais, para nos sermos respeitado. porra nos somos maiorias e tem que esculta esses filho da puta nos critica
Anônimo disse...
BOM DIA COMPANHEIROS! SOU POLICIAL MILITAR DE OUTRO ESTADO, MAS GOSTO DE ACOMPANHAR OS ACONTECIMENTOS DE OUTROS ESTADOS, NO QUE TANGE A LUTA POR MELHORIAS. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, NÃO DEVERÍAMOS ANALISAR O TEXTO DESSE TEN. CEL. A FERRO E FOGO, POIS COM MEU POUCO CONHECIMENTO DE INTERPRETAÇÃO, ELE NÃO QUERIA DESPRETIGIAR, OU DENEGRIR A IMAGEM DO PRAÇA DE POLÍCIA. EU NÃO O CONHEÇO E NÃO ESTOU AQUI PRA DEFENDÊ-LO, MAS MUITA COISA DO QUE ELE POSTOU FAZ MUITO SENTIDO. COMO POR EXEMPLO, O PM QUE SÓ ESPERA AS MELHORIAS CAÍREM DO CÉU, AGUARDANDO QUE OUTROS LUTEM POR ELES E DEPOIS COLHEM OS FRUTOS. EU TENHO CERTEZA QUE NÓS MILICIANOS MERECEMOS RESPEITO, E DIGNIDADE NA PROFISSÃO TÃO ÁRDUA. E NO QUE SE REFERE AO DITO TEN. CEL, CREIO QUE ELE TENHA SE DIRIGIDO AO NOBRE DEPUTADO, PARA QUE ESTE BRIGUE POR MELHORES CONDIÇÕES, MAS QUE NÃO DÊ MIGALHAS PARA OS NOBRES COLEGAS. E NO QUE SE REFERE AOS ENTITULADOS "MINHOCAS", COMO DISSE O TEN. CEL., JÁ NÃO CONCORDO, POIS CADA UM TEM SUA EXPECTATIVA, TALVEZ O QUE ELE ALMEJA , NÃO SEJA O INTERESSE DO OUTRO, OU TALVEZ NÃO ACHE UMA VANTAGEM EM LARGAR A FAMÍLIA PARA IR FAZER UM CURSO FORA, PARA GANHAR UM MISÉRIA POSTERIOR. SE ESSE NOBRE DEPUTADO QUER MESMO AJUDAR, QUE ELE BRIGUE PELA TÃO SONHADA PEC, E OUTROS CONCURSOS INTERNOS, E REGIONAIS.
Anônimo disse...
É PORQUE ELE É UM GRANDE FILHO DA PUTA...ISSO QUE ELE É...PÕE ELE AQUI NA VIELA TOMANDO TIRO...ISSO ELE NÃO FAZ NÉ???CORNO....
francisco disse...
Quer dizer então quê só é gente se fiser parte do oficialato, se for praça é vêrme que só pensa em pultária. De que mundo este escrôto sail.
Anônimo disse...
No Estado democratico de direito,todos podem expressar as suas ideias de penssamentos.
Sou SDPM da Ba. Agora nao concordo com as
palavras do TCEL. Pois nem sempre o mais pre-
parado intelectual,estao ocupando os melhores carcos. Ele tambem e orgulhoso e prepotente e 
discriminador,tanto com o Dep.como com os demais praças.
Anônimo disse...
Existe OFICIAL (que são poucos) e CARREGADOR DE ESTRELA e esse coronel é um exemplo clássico de carregador de estrela
Arnaldo disse...
Caros amigos, creio que esse cidadão que se intitula de Cel, se é que realmente seja um coronel, no minimo chegou a esse posto através apradinhamento politico etc, pelas suas declarações aí postada. Tenho pena da tropa que ora é comandada por este cidadão, só peço a Deus que ilumine seus subordinados.
CB PARÁ disse...
Oficial sempre será oficial, eles não gostam de praça, principalmente quando o pracinha ganha um cargo desses, um policial aqui no Pará passou no concurso para Juiz do Trabalho, estudou muito e pagou com o seu dinheirinho o curso todo de bacharel em direito, e passou a receber 35 mil por mês, e até o Comandante Geral chamava ele de Vossa Excelência, isso sim é respeito...
Anônimo disse...
Almança sou policial militar do estado do para e isso pra mim nao e novidade pois tem muitos oficiais que pensam dessa forma alias nos 80 tinha um oficial que ja faleceu que era terminamente contrario que o soldado estudasse pois as vagas que tivessem para oficiais era para seus filhos na epoca quando nascia os filhos dos coroneis a gente ja dizia esse ja e um futuro oficial da policia militar do para.
Anônimo disse...
CORONEL VA PROCURAR O QUE FAZER
Anônimo disse...
Esse Coronel deve ter sido aluno d D.Pedro||
Obsoleto,esse modelo tem q mudar,prá q tantos postos de Sd a CEL,são doze muita coisa,fica até dificil de repor as perdas salariais.SD naum tem familia.
Um novo modelo com quatro postos,como o Estado Unidos,todos entrariam SDou seja Policiais,Sgts,Tens,Capitães,e todos sendo promovidos por tempo de serviço ou seja de tempos em tempos sendo reciclado,abçsssss
CABO PM PA disse...
CORONEL SAIA DA PM E VA VIRA DEPUTADO SO ASSIM TERA RAZAO PRA FALAR BOBAGEM.................
Anônimo disse...
almança eu lamento a opiniao deste oficial que disse ter sido um soldado quem sabe ele nao entrou como nos dizemos aqui no nosso estado na peixada. no para como falei antes tinha umum coronel que proibia os soldados de estudarem. eu mesmo fui vitima e na epoca fui preso porque fui pra escola isto foi em 1980 porem antes de ele falecer deixou o filho como oficial mas hoje depois de tantas denuncias junto a imprensa ja temos visto soldados se tornarem oficiais entao os filhos dos coroneis tem que estudar apesar que acho que ainda entra por baixo dos panos.
Anônimo disse...
Esse TC BRANDÃO foi aquele que passou no 4'BPM ???? Foi aquele que jogaram bomba na casa dele????
Anônimo disse...
Alô pessoal, vcs têm que ter em mente que oficial bom, o urubu comeu no ninho quando era filhote, ou seja, oficial bom não existe; são corporativistas, egocentricos, só pensam no próprio estômago.Nunca pensaram na sociedade, na polícia enquanto instituição e muito menos ainda nos praças, a quem só usam como massa de manobra quando oportuno ou empregados seus, e não como servidores do povo e da cidadania. A T E N Ç Ã O: NÃO SEI QUAL A DECEPÇÃO DE VCS. SÓ QUEM LUTA POR NÓS, SOMOS NÓS MESMOS. ESQUEÇAM OS VERMES.
Anônimo disse...
EU NUNCA HOUVI FALAR EM UM CORONEL SER DERRUBADO EM CONFRONTO COM BANDIDOS, SABEM POR QUE? PORQUE CORONEL SÓ SERVE PARA FICAR PUXANDO SACO DE POLÍTICOS PARA PODER SE MANTER EM DETERMINADOS CARGOS, SÃO UM BANDO DE SANGUE SUGA, QUE SÓ SABEM SUGAR O SANGUE DE QUEM REALMENTE PRESTA SERVIÇO PARA COMUNIDADE, SENDO QUE É ESSA A MISSÃO DO PM/BM, EU QUERIA PERGUNTAR PARA ESSE CORONEL RIDÍCULO O QUE QUE ELE TÁ PENSANDO QUE É, SIMPLESMENTE PORQUE CARREGA ESTRELAS NO OMBRO, SEU CORONEL MESMO EU SENDO PRAÇA E GANHANDO POUCO, EU SINTO ORGULHO EM ATENDER UMA PESSOA QUANDO NECESSITA DO NOSSO SERVIÇO, FATO ESSE QUE O SR CORONEL NÃO PODE DIZER O MESMO PORQUE VIVE ESCONDIDO ATRÁZ DE UMA MESA, RECEBENDO ORDENS DE CIVIL, EU DESCONHEÇO UM ESTADO DA FEDERAÇÃO ONDE O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA SEJA UM OFICIAL, CORONEL VAI PUXAR SACO DE POLÍTCO QUE É ISSO QUE O SR SABE FAZER.
Anônimo disse...
CORONEL QUANTAS OCORRÊNCIAS O SR JÁ ATENDEU?QUANTAS NOITES EM CLARO O SR JÁ PASSOU? QUANTOS CONFRONTOS O SR JÁ PASSOU? ENTÃO CEL O SR SABE O QUE SIGNIFÍCA ISSO, AGORA EU SIM CORONEL JÁ PASSEI POR VARIAS VEZES ESSAS SITUAÇÕES CITADAS, NÃO QUERENDO SER PREPOTENTE MÁS EU E MEUS COMPANHEIROS PRAÇAS FAZEMOS A DIFENÇA DENTRO DA CORPORAÇÃO.
Anônimo disse...
SE TODOS OS PRAÇAS DECIDIREM ESTUDAR PARA SE TORNAR OFICIAL, QUEM É QUE VAI TRABALHAR HEIN???
Quem vai pra rua dar segurança a sociedade??? Pois são minoria os oficiais que vão às ruas conosco enfrentar bandidos, tiros, meliantes, dar satisfações às pessoas de bem e etc, pq esse é o trabalho do policial, Recebemos mensalmente pra fazer isso!
Diferente dos praças , o então oficial que deve ter mais tempo pra estudar hoje do que naquela época que ingressou na policia tendo em vista que o mesmo é Cel, se orgulha em dizer que tratou de estudar . Deveria se envergonhar de ser um oficial de Polícia, pelo menos eu me envergonho de ter no meio de nós um Cmt que fica sentando de braços cruzados e só se levanta para se exercitar pois se não fosse um profissional tão ocioso não teria tempo suficiente pra correr e andar a tôa de bicicleta .. Afinal todos o vemos essa sobra de tempo; é fácil encontrá-lo panguando por aí.... Além disso o estudante (que deve ter sugado muito seus compnheiros), além de PULIÇA, é formado em filosofia e em jornalismo, se qualificou tanto e continuou aqui. Por que será? 
Aliás ele devia procurar crescer profissionalmente deveria enviar seu curriclum de letrado........... e sumir daqui, pois não existe mais espaço dentro da PMES para pessoas com essa visão. 
O sr. Dep Cb da Vitória deveria encaminhar esse e-mail ao judiciário pela insulta, total desrespeito aos poderes Jud/lesg.
Siga o exemplo do seu Cmt Geral; Cel Anselmo, que é um exemplo de cidadão e comandante, com certeza tomará uma atitude em relação a essa sua cartinha barrigada e desnecessária.
Anônimo disse...
Coronel jacaré no secu anda?????????
Anônimo disse...
Coronel o sr deve tomar cafezinho o dia todo né?O Sr. prefere café expresso ou no cuador é mais forte???
Anônimo disse...
Isso aí deputado Da Vitória, nós policiais/praças, agradecemos o Senhor por tudo o que está fazendo. São políticos como o sr. e capitão Açunção que nos fazem acreditar em um futuro melhor. Tks
Anônimo disse...
Eu acho que o capeta deve ter dito pro Cel Walace: "vai lá meu filho sobe, inferniza e depois volta". Acho que ele já pode descer de volta pois já cumpriu sua missão.
Anônimo disse...
Senhores, boa noite(...),
Prometi para mim que nunca daria minha opinião sobre qualquer assunto envolvendo a Polícia Militar,mas não posso deixá-lo de fazer neste momento. 
Senhores, não percebem , mais uma vez, que até aqui na internet, a Polícia Militar encontra-se dividida! Não adianta senhores sermos de uma mesma corporação e continuarmos "rachando o corpo militar"! Enquanto os oficiais e praças estiverem no front de batalha utilizando-se o fogo amigo para ferir o outo permaneceremos na estaca zero.
Senhores, somos um organismo, e como tal, precisamos uns dos outros, oficiais e praças! Entretanto, a corporação reflete a sociedade civil, ou melhor, as camadas sociais nela existentes, ou seja, a nobreza, detentora de privilégios,a minoria, e o "povão" a grande massa de manobra, desunida e desinformada, desvalozida, degradada, humilhada e sem nenhum direito, sem esperança. E por que a classe dos praças está assim? Porque não somos valorizados, porque não somos unidos, porque somos inertes em busca de melhores condições de trabalho e salário. Somos a maioria senhores, e se fôssemos mais inteligentes e instruídos, talvez a história seria diferente, se tivéssemos Maquiavel e Sun tzu introjetados em nosso corações seríamos diferentes, e o Ten Cel não está errado quando disse que somos "preguiçosos", porque somos! Mas somos por que? Porque a escala de serviço é inapropriada para um ser humano, porque alguns oficiais estão num ostracismo intelectual recheado de anacronismos aberrantes imperradores do progresso!!
Senhores,somos considerados pessoas de última classe por todos! Não pensem vocês que, quando passa por um civil um oficial ou um praça, a distinção seja feita, pelo contrário, para eles somos iguais, ignorantes do mesmo jeito. Eles pensam assim fato!
Portanto, senhores, enquantos formos uma corporação dividida em estamentos, uns massacrando e os outros sendo massacrados, penaremos e não sairemos do buraco. 
Precisamos, senhores, de luz!!
LINKPEC 300
----

Para garantir que nossos comunicados cheguem à sua caixa de entrada, adicione o e-mail es@projetopoliticomilitares.com.br ao seu catálogo de endereços. 
O PSPC respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, favor solicitar sua exclusão do grupo.

ACESSE O SITE DO PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA (EM FORMAÇÃO)
http://www.sesp.es.gov.br/sitesesp/index.jsp